terça-feira, 16 de outubro de 2012

Atividade 4.1 – Contextualizando a Mudança



CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC'S

UNIDADE 4 – Currículo, Projetos e Tecnologias

Atividade 4.1 – Contextualizando a mudança
Professora Cursista: Meire Lúcia Assis Dias Firmo


Pensando nas possíveis mudanças que já ocorrem e ainda estão por vir em se tratando de tecnologia na educação, penso que podemos realizar as mesmas atividades acadêmicas que realizávamos no passado, porém de uma maneira diferenciada e muito mais rica e atrativa para o aluno.
O uso das TIC’s possibilita ao educador lançar mão de inúmeras ferramentas a fim de se alcançarem seus objetivos pedagógicos. Os caminhos utilizados para atingir este fim também poderá ser enriquecido com o uso de tecnologias da comunicação. Acredito que a mudança não está no objeto do nosso trabalho, mas sim nos caminhos percorridos para alcançar a finalidade educacional.
A mudança perpassará também, pelo docente que deverá assumir uma postura mais interativa com o objeto de estudo. Ele será o autor de sua aprendizagem e por consequência, uma aprendizagem mais significativa.
Diante deste panorama cabe também ao professor a mudança de postura e a quebra de paradigmas, pois na educação as palavras-chave deverão estar ligadas à adaptação e renovação. Com ferramentas tecnológicas a serviço da educação, o aprendizado se tornará mais natural, interativo, e dinâmico. Porém, para que tais ferramentas façam parte do cotidiano escolar, torna-se necessário o investimento do poder público em recursos tecnológicos, estrutura e formação profissional. Avalio que quando o assunto é tecnologia na educação, infelizmente, ainda estamos engatinhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário