CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
E COMUNICAÇÃO - TIC'S
UNIDADE 4 – Currículo, Projetos e Tecnologias
Atividade 4.4 – Experiências
com a Integração de Tecnologias ao Currículo.
Professora Cursista:
Meire Lúcia Assis Dias Firmo
Ao navegar pelos blogs dos colegas de curso, percebi
o quão criativo é o professor, que apesar dos escassos recursos tecnológicos,
realiza projetos de uma riqueza imensa, apesar da simplicidade. Pude perceber
que das pequenas ideias vão surgindo atividades estimulantes para os educandos
e enriquecedoras do ponto de vista pedagógico. Deixo aqui o meu reconhecimento.
Como
deveria escolher um dos tantos e belos trabalhos elencados nos portfólios de
cada um, fiquei encantada com o trabalho da professora Sara Herdy (Jogos
matemáticos – trabalhando o raciocínio lógico ) disponível em http://profsaraherdy.blogspot.com.br/. O fato da escolha está na dificuldade dos nossos alunos em lidar com o
conhecimento matemático. No meu ponto de vista, os jogos de raciocínio
matemático são fundamentais para trabalhar os conceitos básicos que possibilitariam
sanar tais dificuldades. A proposta da professora é trazer para sala de aula
desafios, problemas curiosos, enigmas, quebra-cabeças que possibilitassem o
desenvolvimento da criatividade e do raciocínio desafiando a curiosidade dos alunos.
Abaixo apresento um quadro que sintetiza os itens abordados no projeto:
Disciplinas Envolvidas
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Matemática
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Atividades Desenvolvidas
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· Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que em duplas resolvam os desafios propostos no site:http://rachacuca.com.br/jogos/tags/mais-de-12-anos/
·
Oriente-lhes para que escolham um ou mais desafios dessa página e que
anotem os procedimentos utilizados na resolução de cada um deles, esses
procedimentos podem ser desenhos, descrição narrativa ou outro.
·
Não deixe que eles desanimem, pois como são desafios, alguns alunos com
mais dificuldades, podem desanimar achando que está errado.
·
Informe-lhes que você estará avaliando o pensamento lógico, mesmo não
sendo a resposta correta, ela pode ter conseguido uma resposta com um
pensamento lógico.
·
Peça aos alunos que relatem qual desafio ele mais gostou.
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Objetivos da Atividade
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· Construir formas de
raciocínio lógico.
· Aprimorar a habilidade do cérebro em usar a
lógica.
· Trabalhar
com números e fazer contas com mais eficiência.
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Conteúdos Trabalhados
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· Conhecimento lógico matemático
· Conhecimento aritmético (resolver contas ou
expressões rapidamente)
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Tecnologias e Mídias Utilizadas
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· Atividades interativas encontradas na página do
RACHACUCA: http://rachacuca.com.br/jogos/tags/mais-de-12-anos/
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Duração das Atividades
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Conhecimentos
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· Aumentar a motivação
para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, organização, a concentração
e o raciocínio lógico.
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Atitudes e
Procedimentos que os Alunos Aprenderam
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· Autoestima e motivação,
· Autoconfiança,
organização, a concentração e o raciocínio lógico,
· Desenvolvimento da criatividade e a busca pela resolução de problemas,
· Enfrentamento de desafios e a superação dos mesmos,
· Autoavaliação.
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A autora sugere que durante a avaliação seja levado
em conta a participação dos alunos nas atividades, as estratégias
para a resolução dos problemas, as contribuições dadas e os registros criados
durante a realização das atividades. Abaixo encontram-se as
sugestões de sites que poderão ser explorados pelo professor.
ü Logicando: brincando e aprendendo Lógica
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1919
ü A lógica é
lógica mesmo?
A título de enriquecimento sugiro que fosse acrescentado ao trabalho com os jogos on line, a manipulação do material concreto do software Kid Together e a utilização do software Supermercado que também desenvolvem muito as habilidades propostas neste projeto.
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