quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Atividade 4.4 – Experiências com a Integração de Tecnologias ao Currículo.



CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC'S

UNIDADE 4 – Currículo, Projetos e Tecnologias

Atividade 4.4 – Experiências com a Integração de Tecnologias ao Currículo.
Professora Cursista: Meire Lúcia Assis Dias Firmo

Ao navegar pelos blogs dos colegas de curso, percebi o quão criativo é o professor, que apesar dos escassos recursos tecnológicos, realiza projetos de uma riqueza imensa, apesar da simplicidade. Pude perceber que das pequenas ideias vão surgindo atividades estimulantes para os educandos e enriquecedoras do ponto de vista pedagógico. Deixo aqui o meu reconhecimento.
Como deveria escolher um dos tantos e belos trabalhos elencados nos portfólios de cada um, fiquei encantada com o trabalho da professora Sara Herdy (Jogos matemáticos – trabalhando o raciocínio lógico) disponível em http://profsaraherdy.blogspot.com.br/. O fato da escolha está na dificuldade dos nossos alunos em lidar com o conhecimento matemático. No meu ponto de vista, os jogos de raciocínio matemático são fundamentais para trabalhar os conceitos básicos que possibilitariam sanar tais dificuldades. A proposta da professora é trazer para sala de aula desafios, problemas curiosos, enigmas, quebra-cabeças que possibilitassem o desenvolvimento da criatividade e do raciocínio desafiando a curiosidade dos alunos. Abaixo apresento um quadro que sintetiza os itens abordados no projeto:
Disciplinas Envolvidas
Matemática
Atividades Desenvolvidas

·   Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que em duplas resolvam os desafios propostos no site: 

http://rachacuca.com.br/jogos/tags/mais-de-12-anos/  

·   Oriente-lhes para que escolham um ou mais desafios dessa página e que anotem os procedimentos utilizados na resolução de cada um deles, esses procedimentos podem ser desenhos, descrição narrativa ou outro.

·   Não deixe que eles desanimem, pois como são desafios, alguns alunos com mais dificuldades, podem desanimar achando que está errado.

·   Informe-lhes que você estará avaliando o pensamento lógico, mesmo não sendo a resposta correta, ela pode ter conseguido uma resposta com um pensamento lógico.

·   Peça aos alunos que relatem qual desafio ele mais gostou.

Objetivos da Atividade
·  Construir formas de raciocínio lógico.
·  Aprimorar a habilidade do cérebro em usar a lógica.
·  Trabalhar com números e fazer contas com mais eficiência.
Conteúdos Trabalhados
· Conhecimento lógico matemático
· Conhecimento aritmético (resolver contas ou expressões rapidamente)
Tecnologias e Mídias Utilizadas

·  Atividades interativas encontradas na página do RACHACUCA: http://rachacuca.com.br/jogos/tags/mais-de-12-anos/  

Duração das Atividades

Conhecimentos

· Aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, organização, a concentração e o raciocínio lógico.
Atitudes e
Procedimentos que os Alunos Aprenderam
·  Autoestima e motivação,
·  Autoconfiança, organização, a concentração e o raciocínio lógico,
·  Desenvolvimento da criatividade e a busca pela resolução de problemas,
·  Enfrentamento de desafios e a superação dos mesmos,
·  Autoavaliação.

A autora sugere que durante a avaliação seja levado em conta a participação dos alunos nas atividades, as estratégias para a resolução dos problemas, as contribuições dadas e os registros criados durante a realização das atividades. Abaixo encontram-se as sugestões de sites que poderão ser explorados pelo professor.

ü  Logicando: brincando e aprendendo Lógica

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1919


 

ü   A lógica é lógica mesmo? 
              

        A título de enriquecimento sugiro que fosse acrescentado ao trabalho com os jogos on line, a manipulação do material concreto do software Kid Together e a utilização do software Supermercado que também desenvolvem muito as habilidades propostas neste projeto.

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