terça-feira, 16 de outubro de 2012

Atividade 4.2 – Compartilhando Possibilidades de Contribuições das Tecnologias


CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC'S

UNIDADE 4 – Currículo, Projetos e Tecnologias

Atividade 4.2 – Compartilhando Possibilidades de Contribuições das Tecnologias
Professora Cursista: Meire Lúcia Assis Dias Firmo

               Tendo como ponto de referência nossos estudos, podemos afirmar que as TIC’s possibilitam inúmeras contribuições em nossa maneira de ensinar e aprender. Neste sentido, nossa prática pedagógica não permanece estática, mas em constante movimento, pois uma das características do uso dos recursos tecnológicos é a constante atualização destes. Cada dia surge uma nova mídia, um novo link, um novo recurso... As constantes novidades contribuem e incentivam o aluno na produção de seu conhecimento e este flui mais naturalmente.
Um dos motivos para a motivação dos educandos deve-se ao fato de os recursos tecnológicos prenderem mais a atenção e ser o objeto do desejo de muitas crianças, jovens e até mesmo dos adultos. Entrar no mundo da tecnologia, hoje, tornou-se “o barato da vez”. A tecnologia nos permite romper as barreiras da comunicação. Para ela não existe distância física, ou até mesmo preconceitos advindos de um relacionamento convencional. Ela nos transporta no tempo e no espaço com apenas alguns cliques e em fração de minutos ou segundos.  Com ela nos conectamos ao mundo e ficamos antenados aos fatos sem haver distâncias geográficas que nos impossibilitem de interagir no mundo e com o mundo e essa é a tal “aldeia global” que tanto ouvimos falar.
Outra característica básica dos recursos tecnológicos diz respeito à quantificação. Ele nos permite armazenar e acessar uma infinidade de dados e informações, cabendo a nós apenas selecionar o que julgamos ser de maior importância. Pesquisando alguns links, descobri uma contribuição de José Armando Valente, mestre em ciência da computação pela UNICAMP, professor, pesquisador do Núcleo de Informática aplicada à Educação da PUC-SP.   http://pan.nied.unicamp.br/equipe/equipe_detalhes.php?id=30 Em um de seus artigos ele apresenta duas visões do uso das TIC’s. Cabe a nós analisarmos e nos posicionarmos ante a estes dois pontos de vista. Será que há um meio termo entre eles?


VISÃO CÉTICA
"Um argumento utilizado contra o uso do computador na educação é a desumanização que essa máquina pode provocar na educação. Esse argumento tem diversas vertentes. Uma delas é a possibilidade do professor ser substituído pelo computador. Com isso se eliminaria o contato do aluno com o professor e, portanto, o lado humano da educação. Esse receio é mais evidente quando se adota o paradigma instrucionista. Nesse caso, tanto o professor quanto o computador podem exercer a função de transmissores de fatos. Dependendo do professor, o computador pode facilmente ser mais vantajoso. Assim, se o professor se colocar na posição de somente passar informação para o aluno, ele certamente corre o risco de ser substituído. E será. Existem aí vantagens econômicas que forçarão essa substituição". (José Armando Valente)

VISÃO OTIMISTA
“Os entusiastas do uso do computador na educação apresentam outros argumentos. Esses argumentos nem sempre são tão convincentes. O otimismo é gerado por razões pouco fundamentadas, correndo o risco de provocar uma grande frustração, como já ocorreu com tantas outras soluções que foram propostas para a educação. Sem entrar nos detalhes de cada um dos argumentos, os mais comuns podem ser classificados como:
- Modismo: outros países (estados ou cidades) ou outras escolas dispõem do computador na educação, portanto, nós também devemos adotar essa solução. Esse tipo de argumento é muito superficial e já foi causa de muitos erros implantados no sistema educacional. [...]
- O computador fará parte da nossa vida, portanto a escola deve nos preparar para lidarmos com essa tecnologia. [...] Computador na educação não significa aprender sobre computadores, mas sim através de computadores. [...]”
 - (José Armando Valente)

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