CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TECNOLOGIAS
DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC'S
UNIDADE 4 – Currículo, Projetos e Tecnologias
Atividade 4.5 – Projetos de Trabalho em sala de aula com a
Integração de Tecnologias ao Currículo.
Professora Cursista: Meire Lúcia Assis Dias Firmo
Elaborar o Plano de Aula Conforme Roteiro
Disponível no Portal do Professor
A descrição abaixo trata-se
de um trabalho que foi iniciado no 2º Bimestre deste ano, solicitado pela
Coordenadora Pedagógica Carolina, que após um diagnóstico escrito, percebeu a
dificuldade dos alunos em compreender e memorizar os fatos fundamentais da
multiplicação.
Disciplinas Envolvidas
|
Matemática
|
Atividades Desenvolvidas
|
·
Sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos em relação ao
entendimento e memorização dos fatos fundamentais da multiplicação.
·
Inicialmente os alunos tiveram contato com o jogo do Software Tabuada
na atividade “Quantos?” a fim de estabelecerem o entendimento do processo da
multiplicação.
·
Realizar a intervenção pedagógica de modo a conduzir o aluno a perceber
a distribuição das quantidades nos grupos de maneira a associar os conjuntos
às quantidades de determinados objetos.
·
Para incentivar as crianças foram feitas competições entre os alunos
durante as atividades do Laboratório de Inclusão (Campeonato de Fatos).
· Paralelo às atividades do
Laboratório, os professores trabalhavam em sala com os alunos de modo a
desenvolver as mesmas habilidades relativas à compreensão e memorização dos
fatos.
|
Objetivos da Atividade
|
· Construir formas de
raciocínio lógico.
· Compreender o
processo da multiplicação.
· Operar
numerais de maneira lúdica.
· Desenvolver
a habilidade de memorização dos Fatos fundamentais fazendo uso de atividades
lúdicas e prazerosas.
|
Conteúdos Trabalhados
|
· Conhecimento lógico matemático
· Conhecimento aritmético (resolver contas ou
expressões rapidamente)
|
Tecnologias e Mídias Utilizadas
|
· Software Matemática com os jogos
Estouro dos Balões, Auditório, Batalha Naval e Moedas.
|
Duração das Atividades
|
· Dois módulos mensais de 50 minutos durante o 2º e 3º Bimestres de 2012.
|
Conhecimentos
|
· Aumentar a motivação
para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, organização, a concentração,
a memória e o raciocínio lógico.
· Compreensão do
processo da multiplicação.
|
Atitudes e
Procedimentos que os Alunos Aprenderam
|
· Autoestima e motivação.
· Autoconfiança,
organização, a concentração e o raciocínio lógico.
· Busca pela resolução de problemas.
· Enfrentamento de desafios e a superação dos mesmos.
· Desenvolvimento do hábito de estudo.
· Autoavaliação
|
Avaliação
|
· Planejamento e replanejamento das ações em função da aprendizagem dos
alunos.
· Verificação da
aprendizagem através dos diagnósticos.
· conscientização
da importância do trabalho com os fatos fundamentais, cobrando dos alunos o
estudo dos mesmos e verificando a aprendizagem.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário