quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Atividade 4.5 – Projetos de Trabalho em sala de aula com a Integração de Tecnologias ao Currículo.


CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC'S

UNIDADE 4 – Currículo, Projetos e Tecnologias

Atividade 4.5 – Projetos de Trabalho em sala de aula com a Integração de Tecnologias ao Currículo.
Professora Cursista: Meire Lúcia Assis Dias Firmo

Elaborar o Plano de Aula Conforme Roteiro
Disponível no Portal do Professor


A descrição abaixo trata-se de um trabalho que foi iniciado no 2º Bimestre deste ano, solicitado pela Coordenadora Pedagógica Carolina, que após um diagnóstico escrito, percebeu a dificuldade dos alunos em compreender e memorizar os fatos fundamentais da multiplicação. 


Disciplinas Envolvidas
Matemática
Atividades Desenvolvidas

·   Sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos em relação ao entendimento e memorização dos fatos fundamentais da multiplicação.  

·   Inicialmente os alunos tiveram contato com o jogo do Software Tabuada na atividade “Quantos?” a fim de estabelecerem o entendimento do processo da multiplicação.

·   Realizar a intervenção pedagógica de modo a conduzir o aluno a perceber a distribuição das quantidades nos grupos de maneira a associar os conjuntos às quantidades de determinados objetos.

·   Para incentivar as crianças foram feitas competições entre os alunos durante as atividades do Laboratório de Inclusão (Campeonato de Fatos).

·   Paralelo às atividades do Laboratório, os professores trabalhavam em sala com os alunos de modo a desenvolver as mesmas habilidades relativas à compreensão e memorização dos fatos.

Objetivos da Atividade
·  Construir formas de raciocínio lógico.
·  Compreender o processo da multiplicação.
·  Operar numerais de maneira lúdica.
·  Desenvolver a habilidade de memorização dos Fatos fundamentais fazendo uso de atividades lúdicas e prazerosas.
Conteúdos Trabalhados
· Conhecimento lógico matemático
· Conhecimento aritmético (resolver contas ou expressões rapidamente)
Tecnologias e Mídias Utilizadas

·  Software Matemática com os jogos Estouro dos Balões, Auditório, Batalha Naval e Moedas.

Duração das Atividades
·  Dois módulos mensais de 50 minutos durante o 2º e 3º Bimestres de 2012.
Conhecimentos

· Aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, organização, a concentração, a memória e o raciocínio lógico.
· Compreensão do processo da multiplicação.
Atitudes e
Procedimentos que os Alunos Aprenderam
·  Autoestima e motivação.
·  Autoconfiança, organização, a concentração e o raciocínio lógico.
·  Busca pela resolução de problemas.
·  Enfrentamento de desafios e a superação dos mesmos.
·  Desenvolvimento do hábito de estudo.
·  Autoavaliação
Avaliação
·  Planejamento e replanejamento das ações em função da aprendizagem dos alunos.
·  Verificação da aprendizagem através dos diagnósticos.
·  conscientização da importância do trabalho com os fatos fundamentais, cobrando dos alunos o estudo dos mesmos e verificando a aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário