CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TECNOLOGIAS
DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC'S
UNIDADE 4 – Currículo, Projetos e Tecnologias
Atividade 4.3
– Descrição de Experiência com Projetos em Sala de Aula Envolvendo o Uso de
Tecnologias.
Professora
Cursista: Meire Lúcia Assis Dias Firmo
Em se tratando de desenvolvimento de
projetos em sala de aula envolvendo o uso de tecnologias, o Laboratório de
Inclusão Digital desenvolveu dois trabalhos utilizando essa metodologia: “Produzindo
Textos Folclóricos” e “Entendendo e Memorizando os Fatos Fundamentais da
Multiplicação”. Ambos os trabalhos encontram-se disponíveis no link http://escolamunicipallucinda.blogspot.com.br/2012_09_01_archive.html.
Neste momento irei relatar a experiência
da área de Matemática. Trata-se de um trabalho que foi iniciado no 2º Bimestre
deste ano, solicitado pela Coordenadora Pedagógica Carolina, que após um
diagnóstico escrito, percebeu a dificuldade dos alunos em compreender e
memorizar os fatos fundamentais da multiplicação.
Após a solicitação da Coordenadora Pedagógica
realizei uma busca pelos softwares da Positivo Informática que trabalhassem os
conceitos de multiplicação com ideia de adição, visto que os alunos ainda não
haviam construído tal conceito. Inicialmente os alunos tiveram contato com o
jogo do Software Tabuada na atividade “Quantos?”. Durante a execução da atividade
os alunos puderam perceber a distribuição das quantidades nos grupos de maneira
a associar os conjuntos às quantidades de determinados objetos. Ao perceber que as crianças conseguiram
compreender o processo da multiplicação através dos conjuntos, iniciou-se a
segunda etapa do processo: realizar a memorização dos fatos. Nesta etapa foram
utilizados os jogos Estouro dos Balões, Auditório, Batalha Naval e Moedas. Para
incentivar as crianças foram feitas competições entre os alunos durante as
atividades do Laboratório de Inclusão. Paralelo às atividades do Laboratório,
os professores trabalhavam em sala com os alunos de modo a desenvolver as
mesmas habilidades relativas à compreensão e memorização dos fatos. Posteriormente,
foi feito o Campeonato de Fatos entre s alunos e os campeões das salas
receberam uma medalha.
Durante
o desenvolvimento do projeto percebeu-se o interesse dos alunos pela
memorização dos fatos, pois, para se sair bem nos jogos e atingir uma boa
pontuação tornava-se necessário que os alunos se preparassem previamente,
memorizando os fatos. Toda a escola se envolveu na atividade sendo que os
professores regentes e de Inclusão Digital trabalhavam os conceitos ao mesmo
tempo em que realizavam a verificação da aprendizagem através dos diagnósticos.
A Coordenadora Pedagógica se envolveu no trabalho contribuindo através da
conscientização da importância do trabalho com os fatos fundamentais, cobrando
dos alunos o estudo dos mesmos e verificando a aprendizagem.
Alguns entraves também foram
observados para que o trabalho pudesse se tornar mais rico e atrativo para os
alunos. Em relação aos problemas técnicos, durante a execução do projeto
algumas máquinas não puderam ser utilizadas, o que dificultou o desenvolvimento
do projeto, visto que aumentaram o número de crianças por computador. Pelo fato
dos drives de CD de três, das cinco máquinas estarem com problemas, não foi
possível trabalhar o software Supermercado que é um recurso riquíssimo no que
tange à aplicação dos fatos fundamentais em nosso cotidiano. Por último,
poderíamos ter lançado mão dos jogos on line, se o Laboratório de Inclusão
Digital tivesse este recurso disponível, promovendo uma competição on line para
os nosso alunos.
Apesar dos entraves avaliamos que o trabalho
surtiu o efeito desejado e nossos objetivos para estas habilidades foram
alcançados de forma satisfatória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário