terça-feira, 16 de outubro de 2012

Atividade 4.3 – Descrição de Experiência com Projetos em Sala de Aula Envolvendo o Uso de Tecnologias.


CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC'S

UNIDADE 4 – Currículo, Projetos e Tecnologias

Atividade 4.3 – Descrição de Experiência com Projetos em Sala de Aula Envolvendo o Uso de Tecnologias.
Professora Cursista: Meire Lúcia Assis Dias Firmo

                Em se tratando de desenvolvimento de projetos em sala de aula envolvendo o uso de tecnologias, o Laboratório de Inclusão Digital desenvolveu dois trabalhos utilizando essa metodologia: “Produzindo Textos Folclóricos” e “Entendendo e Memorizando os Fatos Fundamentais da Multiplicação”. Ambos os trabalhos encontram-se disponíveis no link http://escolamunicipallucinda.blogspot.com.br/2012_09_01_archive.html.       Neste momento irei relatar a experiência da área de Matemática. Trata-se de um trabalho que foi iniciado no 2º Bimestre deste ano, solicitado pela Coordenadora Pedagógica Carolina, que após um diagnóstico escrito, percebeu a dificuldade dos alunos em compreender e memorizar os fatos fundamentais da multiplicação.
            Após a solicitação da Coordenadora Pedagógica realizei uma busca pelos softwares da Positivo Informática que trabalhassem os conceitos de multiplicação com ideia de adição, visto que os alunos ainda não haviam construído tal conceito. Inicialmente os alunos tiveram contato com o jogo do Software Tabuada na atividade “Quantos?”. Durante a execução da atividade os alunos puderam perceber a distribuição das quantidades nos grupos de maneira a associar os conjuntos às quantidades de determinados objetos.  Ao perceber que as crianças conseguiram compreender o processo da multiplicação através dos conjuntos, iniciou-se a segunda etapa do processo: realizar a memorização dos fatos. Nesta etapa foram utilizados os jogos Estouro dos Balões, Auditório, Batalha Naval e Moedas. Para incentivar as crianças foram feitas competições entre os alunos durante as atividades do Laboratório de Inclusão. Paralelo às atividades do Laboratório, os professores trabalhavam em sala com os alunos de modo a desenvolver as mesmas habilidades relativas à compreensão e memorização dos fatos. Posteriormente, foi feito o Campeonato de Fatos entre s alunos e os campeões das salas receberam uma medalha.
            Durante o desenvolvimento do projeto percebeu-se o interesse dos alunos pela memorização dos fatos, pois, para se sair bem nos jogos e atingir uma boa pontuação tornava-se necessário que os alunos se preparassem previamente, memorizando os fatos. Toda a escola se envolveu na atividade sendo que os professores regentes e de Inclusão Digital trabalhavam os conceitos ao mesmo tempo em que realizavam a verificação da aprendizagem através dos diagnósticos. A Coordenadora Pedagógica se envolveu no trabalho contribuindo através da conscientização da importância do trabalho com os fatos fundamentais, cobrando dos alunos o estudo dos mesmos e verificando a aprendizagem.
            Alguns entraves também foram observados para que o trabalho pudesse se tornar mais rico e atrativo para os alunos. Em relação aos problemas técnicos, durante a execução do projeto algumas máquinas não puderam ser utilizadas, o que dificultou o desenvolvimento do projeto, visto que aumentaram o número de crianças por computador. Pelo fato dos drives de CD de três, das cinco máquinas estarem com problemas, não foi possível trabalhar o software Supermercado que é um recurso riquíssimo no que tange à aplicação dos fatos fundamentais em nosso cotidiano. Por último, poderíamos ter lançado mão dos jogos on line, se o Laboratório de Inclusão Digital tivesse este recurso disponível, promovendo uma competição on line para os nosso alunos.   
            Apesar dos entraves avaliamos que o trabalho surtiu o efeito desejado e nossos objetivos para estas habilidades foram alcançados de forma satisfatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário