quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Atividade 3.6 - Reorganize o planejamento ou projeto anterior usando mídias digitais.




Planejando uma aula pra ser desenvolvida com seus próprios alunos, envolvendo o uso de mídias digitais.

Atividade 3.6 – Reorganize o planejamento ou projeto anterior usando mídias digitais.
Professora cursista: Meire Lúcia Assis Dias Firmo


Produzindo um Texto Folclórico

Instituição: Escola Municipal Lucinda Fernandes Madeira
Ano/Ciclo: 4º e 5º Anos do 1º ciclo.
Organização: dividir a turma em dois grupos de atendimento em aulas de 50 minutos.
Módulos/aula: 4 à 5 aulas de 50 minutos.


Justificativa:
Tendo em vista a proximidade do mês de agosto em que se comemora o folclore, tornou-se necessário trabalhar esse tema com os alunos. Sabemos da importância social da manifestação cultural expressa através das tradições folclóricas e quão ricas são. Portanto, sentiu-se a necessidade de aprofundar algumas questões acerca do assunto a fim de que nossos educandos valorizem suas raízes culturais valorizando as expressões locais e regionais.
Aliado a tal questão emerge a necessidade de realizar uma formação integral do educando tornando-o autor de sua própria historia e porque não escritores. Dada a importância de se expressar fazendo uso da linguagem escrita bem como oferecer oportunidades para que o aluno possa ir se apropriando dessa modalidade, houve por bem realizar um trabalho voltado a esse objetivo.
Não obstante do mundo letrado da escrita convencional, não se pode deixar de lado as questões da linguagem multimídia, dos textos virtuais, da necessidade de estar conectado ao universo digital que têm chamado tanto a atenção e o interesse de nossos alunos.
Sendo assim, estaremos lançando mão dos recursos tecnológicos para trabalhar de maneira interdisciplinar o tema Folclore e as questões voltadas para a língua escrita, como também fazê-los de uma maneira lúdica e prazerosa através dos recursos tecnológicos disponíveis em nossa escola.


Objetivos:
·         Conhecer histórias folclóricas para recontar;
·         Apropriar-se da escrita utilizando o ambiente digital;
·         Identificar nas histórias os personagens folclóricos e suas características físicas e psicológicas;
·         Estimular a produção escrita por meio de pequenos textos (recontos).


Desenvolvimento:
1ª Etapa: 
·          Acessar e navegar no software “Emília e as aventuras do folclore”.
·         Primeiramente, os alunos terão um primeiro contato com o Software “Emília e as aventuras do folclore”, ouvindo o filme explicativo sobre "o que é folclore?". 
·         Posteriormente, discutir com os alunos sobre os elementos do nosso cotidiano relacionados ao folclore, sua importância enquanto manifestação cultural do povo. Procurar trocar ideias sobre as manifestações folclóricas mais conhecidas e suas variedades. Citar elementos conhecidos pelos alunos do folclore como receitas, lendas, parlendas, adivinhas, contos, personagens, chás caseiros, religião, costumes, crenças, entre outras que estejam presentes no cotidiano daquela comunidade escolar. Tentar identificar as manifestações folclóricas preservadas e tradicionalmente vivenciadas pela escola.

2ª Etapa:
·         Pesquisar no software “Emília e as aventuras do folclore”, através da atividade Pesquisa com o Visconde de Sabugosa, as manifestações folclóricas de cada região brasileira, comparando-as com as da Comunidade Escolar. Discutir as semelhanças e diferenças e a riqueza da diversidade cultural brasileira, valorizando a cultura de cada região.

3ª Etapa:
·         Ouvir, interpretar e recontar oralmente as histórias da Tia Nastácia disponíveis no software “Emília e as aventuras do folclore”, identificando os personagens folclóricos mais comuns das histórias brasileiras. Realizar um debate sobre a origem destas histórias, sua função na formação de nossa personalidade, o medo como forma de controle, as explicações através das lendas para os fenômenos da natureza e do nosso cotidiano, a contribuição das lendas e histórias para o imaginário popular.
·         Escolher individualmente um personagem do folclore para pintar na atividade “Pintura no Sítio” e salvá-la no arquivo Minhas Imagens.
4ª Etapa:
·         Produzir um texto a partir das histórias que leu e/ou ouviu durante as aulas de Inclusão Digital no editor de texto do wordpad.
5ª Etapa:
·         Analisar o texto produzido pelos alunos individualmente realizando a correção ortográfica.
·         Editar imagens utilizando o programa Paint e colando as figuras selecionadas das histórias da Tia Nastácia no texto do aluno. Pode-se também utilizar as imagens salvas no arquivo “Minhas imagens” produzidas pelos próprios alunos.
Finalização:
·         Os alunos irão interagir uns com os outros socializando os textos construídos em uma "Roda de Histórias".
·         Auto avaliação: todos socializam suas aprendizagens e descobertas. 
·         Os resultados dos trabalhos dos alunos serão expostos no blog da escola http//www.escolamunicipallucinda.blogspot.com.

Recursos:
Software “Emília e as Aventuras do Folclore.”
Blogger da escola: http//www.escolamunicipallucinda.blogspot.com.
Links para pesquisa e interação:
http://www.youtube.com/watch?v=CWHPvs7_MO8&feature=related
http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/
http://www.youtube.com/watch?v=ZluM7jTUP5o
http://www.slideboom.com/presentations/398368/Folclore-brasileiro

Avaliação:

·         Elaborar um texto virtual no editor de textos do programa Wordpad, utilizando imagens do Software "Emília e as Aventuras do Folclore" ou armazenadas no arquivo "Minhas Imagens" do Computador.

·         Roda de Histórias: Socializar os textos com os colegas, contando as histórias escritas por eles.



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