CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC'S
Unidade 3 – Práticas Pedagógicas
Atividade 3.2.
Navegando por vídeos e outras mídias
Professora Cursista: Meire Lúcia Assis Dias Firmo
Professora Cursista: Meire Lúcia Assis Dias Firmo
Acesse o Portal
do Professor para ampliarem o seu conhecimento de repositórios de
material digital.
Acesse o “Espaço
da aula” e pesquise várias aulas interessantes que tenham lançado
mão de mídias digitais em suas atividades escolares. Escolha
uma ou mais que chamou sua atenção e publique em seu blog o link
dela e faça seu comentário a respeito.
Ficha Técnica –
Portal do Professor
A leitura e a tecnologiaAutores: Cláudia Strack Schneider
Rita
de Cássia Maciel Costa
|
|
Estrutura Curricular
|
Modalidade / Nível de Ensino: Ensino
Fundamental Inicial
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Tema: Língua escrita: prática de leitura
|
Objetivos
|
- Perceber que a leitura se faz também com
recursos tecnológicos
- Conhecer as diversas maneiras de se escrever
cartas
- Conhecer as características e a estrutura
da carta.
- Conhecer os pronomes de tratamento
utilizados para cada tipo de carta.
- Desenvolver habilidades para o uso de
recursos tecnológicos na produção e socialização de
conhecimentos
|
Descrição
|
- Leitura da história O carteiro
chegou, de Janet e Allan Ahlberg, apresentada no programa BrOffice
Impress (slide), através do projetor multimídia (datashow),
instalado na biblioteca da escola.
- Comentários sobre a história
percebendo as histórias embutidas, repassando as partes
comentadas.
- Questionamentos sobre a
história: De que forma as pessoas se comunicam na história? Que
tipo de cartas podemos perceber, e em que ocasião ela é escrita?
(repassando as cartas)
- Qual é a carta mais utilizada
para comunicação entre amigos e parentes? Alguém hoje recebe
cartas pelo correio? A forma de tratamento para cada carta é o
mesmo?
- Como um exercício, os alunos
escolhem coletivamente um tipo de carta a ser escrita, fazendo-a
no caderno individualmente
- Em aula no ambiente tecnológico
os alunos digitarão no programa BrOffice Writer a carta escrita
anteriormente no caderno.
- Criação de uma carta em
apresentação de slide (Programam BrOffice Impress), sendo que
uma página será a parte do remetente no envelope, outra será o
destinatário, o corpo da carta que será copiado da digitação
no writer. apresentação terá também efeitos e animações.
A socialização acontecerá com
as apresentações sendo mostradas no datashow para a turma.
|
Recursos Complementares
- Livro O carteiro chegou, de
Janet e Allan Ahlberg
- Computador
- Data show
- Blog da autora, onde está
registrado o passo-a-passo da aplicação desta aula:
www.claudiacade.blogspot.com
|
|
Observação
|
Através dos objetivos
proporcionar aos alunos conhecimento, informação, aprendizado,
uso das tecnologias e do ambiente tecnológico (ATE). Durante a
apresentação será observado se o aluno demonstra que adquiriu
os conhecimentos necessários para a escrita de uma carta formal e
a aplicação do pronome de tratamento correto para cada situação.
Também se ele demonstra clareza no uso dos software utilizados.
|
Autores
|
Cláudia Strack Schneider
Rita
de Cássia Maciel Costa
|
Fonte do recurso
|
|
Nesta atividade percebe-se a interação da leitura com o mundo digital abrindo-se os horizontes para uma nova faceta da leitura: a leitura digital. Esta metodologia de ensino proporciona aos alunos a aquisição de conhecimentos básicos da língua escrita de forma interessante e prazeirosa. O aluno também poderá expressar os conhecimentos que adquiriu através do texto digital, aproproiando-se da escrita formal através dos softwares utilizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário