terça-feira, 4 de setembro de 2012

Atividade 3.2. Navegando por vídeos e outras mídias


 

CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC'S

Unidade 3 – Práticas Pedagógicas


Atividade 3.2. Navegando por vídeos e outras mídias
Professora Cursista: Meire Lúcia Assis Dias Firmo

                  Acesse o Portal do Professor para ampliarem o seu conhecimento de repositórios de material digital.
                 Acesse o “Espaço da aula” e pesquise várias aulas interessantes que tenham lançado mão de mídias digitais em suas atividades escolares. Escolha uma ou mais que chamou sua atenção e publique em seu blog o link dela e faça seu comentário a respeito.

Ficha Técnica – Portal do Professor

A leitura e a tecnologia

Autores: Cláudia Strack Schneider

Rita de Cássia Maciel Costa
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino: Ensino Fundamental Inicial
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Tema: Língua escrita: prática de leitura

Objetivos
- Perceber que a leitura se faz também com recursos tecnológicos
- Conhecer as diversas maneiras de se escrever cartas
- Conhecer as características e a estrutura da carta.
- Conhecer os pronomes de tratamento utilizados para cada tipo de carta.
- Desenvolver habilidades para o uso de recursos tecnológicos na produção e socialização de conhecimentos

Descrição
- Leitura da história O carteiro chegou, de Janet e Allan Ahlberg, apresentada no programa BrOffice Impress (slide), através do projetor multimídia (datashow), instalado na biblioteca da escola.
- Comentários sobre a história percebendo as histórias embutidas, repassando as partes comentadas.
- Questionamentos sobre a história: De que forma as pessoas se comunicam na história? Que tipo de cartas podemos perceber, e em que ocasião ela é escrita? (repassando as cartas)
- Qual é a carta mais utilizada para comunicação entre amigos e parentes? Alguém hoje recebe cartas pelo correio? A forma de tratamento para cada carta é o mesmo?
- Como um exercício, os alunos escolhem coletivamente um tipo de carta a ser escrita, fazendo-a no caderno individualmente
- Em aula no ambiente tecnológico os alunos digitarão no programa BrOffice Writer a carta escrita anteriormente no caderno.
- Criação de uma carta em apresentação de slide (Programam BrOffice Impress), sendo que uma página será a parte do remetente no envelope, outra será o destinatário, o corpo da carta que será copiado da digitação no writer. apresentação terá também efeitos e animações.
A socialização acontecerá com as apresentações sendo mostradas no datashow para a turma.


Recursos Complementares
- Livro O carteiro chegou, de Janet e Allan Ahlberg
- Computador
- Data show
- Blog da autora, onde está registrado o passo-a-passo da aplicação desta aula:  www.claudiacade.blogspot.com

Observação
Através dos objetivos proporcionar aos alunos conhecimento, informação, aprendizado, uso das tecnologias e do ambiente tecnológico (ATE). Durante a apresentação será observado se o aluno demonstra que adquiriu os conhecimentos necessários para a escrita de uma carta formal e a aplicação do pronome de tratamento correto para cada situação. Também se ele demonstra clareza no uso dos software utilizados.
Autores
Cláudia Strack Schneider
Rita de Cássia Maciel Costa
Fonte do recurso


                Nesta atividade percebe-se a interação da leitura com o mundo digital abrindo-se os horizontes para uma nova faceta da leitura: a leitura digital. Esta metodologia de ensino proporciona aos alunos a aquisição de conhecimentos básicos da língua escrita de forma interessante e prazeirosa. O aluno também poderá expressar os conhecimentos que adquiriu através do texto digital, aproproiando-se da escrita formal através dos softwares utilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário