segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Atividade 2.6 - Planejar uma aula com os recursos aprendidos


UNIDADE 2 - INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA

O Registro Digital da Experiência Planejada da Atividade


Atividade 2.6 - Planejar uma aula com os recursos aprendidos
Professores Cursistas: Meire Lúcia Assis Dias Firmo e Fábio Yamano
Ano/Ciclo: 6º Ano/3º ciclo.
Organização: dividir a turma de 31 alunos em grupos de 4 ou 5 membros.
Módulos/aula: Duas aulas de 60 minutos.
Recursos: Mapas, Livros, Internet e Editor de textos
Disciplinas: Informática e Geografia

            Os alunos se envolveram de maneira interessada e participativa, conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade. Durante a execução da atividade, os alunos e os professores de Geografia e Informática do 6º ano tiveram a oportunidade de aprofundar o assunto da aula sobre o Brasil, os estados e suas capitais. Os alunos acessaram os sites de pesquisa de acordo com suas preferências regionais verificando, no município escolhido, aspectos como: clima, população, culinária, turismo, hotelaria. Pelo tema ser Festa Junina, os municípios escolhidos foram: Caruaru em Pernambuco, Campina Grande na Paraíba, Juazeiro do Norte no Ceará e Mossoró no Rio Grande do Norte. Atualmente, os festejos ocorridos nessas cidades pólos do Norte e Nordeste dão impulso à economia local.
            Após, foram traçados os roteiros das viagens, verificando preços de passagem, hospedagem e alimentação. Surgiram no momento da atividade outros pontos de interesse como: religiosidade, nomes de aeroportos do Brasil, meios de transporte, cultura, turismo entre outros.
            Na segunda aula cada grupo elaborou um texto, utilizando o processador de textos. Através dessa atividade os alunos perceberam que o computador não é usado apenas para jogos, mas a internet torna possível a pesquisa em tempo real, e que a mesma deve ser feita alternada aos livros, indispensáveis no processo ensino aprendizagem.
            Novas aprendizagens surgiram através das argumentações dos alunos e as disciplinas integradas por assuntos como clima, dialeto, população e outros. Os alunos perceberam a importância da valorização de nossas riquezas naturais e que o turismo é importante para o nosso país, além de nos levar a lugares desconhecidos.
            A atividade aconteceu em duas aulas e os participantes envolvidos foram: alunos do 6º ano, professor de Geografia e o professor de Informática. A condução da atividade pelos professores permitiu que o ritmo fosse dado pelos alunos. Os equipamentos funcionaram bem, em parte. A conexão ficou muito lenta onde havia um modem e um roteador atendendo a 24 micros. Quanto aos programas funcionaram adequadamente. A turma como um todo recebeu muito bem a proposta da atividade. Todos se envolveram e participaram não só pelo assunto em si, mas também por estar usando o laboratório de informática para a realização do aprendizado e das atividades propostas.
            Por fim, ficou a proposta de estar publicando os textos de todos os grupos, assim como as imagens, mapas e fotos obtidas das cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário