quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Atividade 3.4 – Planejar uma aula com os recursos aprendidos.



Planejando uma aula pra ser desenvolvida com seus próprios alunos , envolvendo o uso de mídias digitais
Atividade 3.4 – Planejar uma aula com os recursos aprendidos.

Professora cursista: Meire Lúcia Assis Dias Firmo

Atividade com Produção de Texto

Ano/Ciclo: 4º e 5º Anos do 1º ciclo.

Organização: dividir a turma em dois grupos de atendimento em aulas de 50 minutos.

Módulos/aula: 4 à 5 aulas de 50 minutos.

Objetivos:
  • Conhecer histórias folclóricas para recontar;
  • Apropriar-se da escrita utilizando o ambiente digital;
  • Identificar nas histórias os personagens folclóricos e suas características físicas e psicológicas;
  • Estimular a produção escrita por meio de pequenos textos (recontos).

Etapas:
  • Acessar e navegar no software “Emília e as aventuras do folclore”. Primeiramente, ouvir o filme explicativo sobre o que é folclore e discutir com os alunos sobre os elementos do nosso cotidiano relacionados ao folclore.
  • Ouvir, interpretar e recontar oralmente as histórias da Tia Nastácia.
  • Escolher individualmente um personagem do folclore para pintar na atividade “Pintura no Sítio” e salvá-la no arquivo Minhas Imagens.
  • Produzir um texto a partir das histórias que leu e ouviu no editor de texto do wordpad.

Finalização:
  • Analisar o texto produzido pelos alunos individualmente realizando a correção ortográfica.
  • Editar imagens utilizando o programa Paint e colando as figuras selecionadas das histórias da Tia Nastácia no texto do aluno. Pode-se também utilizar as imagens salvas no arquivo “Minhas imagens” produzidas pelos próprios alunos.

Recursos:
Software “Emília e as aventuras do folclore”
Programa Paint
Editor de textos do Wordpad

Competências:
  • Identificação de diferenças e semelhanças entre as diferentes histórias;
  • Reconhecimento outras versões das histórias ouvidas no CD da“Emília e as aventuras do folclore”;
  • Utilização da linguagem digital;
  • Utilização dos recursos tecnológicos disponíveis na sala de Inclusão Digital;
  • Reconhecimento /utilização de diferentes linguagens para expressar-se;
  • Produção de textos escritos, de acordo com nível de desenvolvimento;
  • Compreensão da função social dos diferentes tipos de textos;
  • Utilização de diálogo para a solução de conflitos.

Avaliação: Elaborar um texto virtua no editor de textos do programa Wodrpad, utilizando imagens do software “Emília e as aventuras do folclore”ou armazenadas no arquivo “Minhas Imagens”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário