Atividade
3.4 – Planejar uma aula
com os recursos aprendidos.
Professora
cursista: Meire Lúcia
Assis Dias Firmo
Atividade
com Produção de Texto
Ano/Ciclo:
4º
e 5º Anos do 1º ciclo.
Organização:
dividir a turma em dois
grupos de atendimento em aulas de 50 minutos.
Módulos/aula:
4
à 5 aulas de 50 minutos.
Objetivos:
- Conhecer histórias folclóricas para recontar;
- Apropriar-se da escrita utilizando o ambiente digital;
- Identificar nas histórias os personagens folclóricos e suas características físicas e psicológicas;
- Estimular a produção escrita por meio de pequenos textos (recontos).
Etapas:
- Acessar e navegar no software “Emília e as aventuras do folclore”. Primeiramente, ouvir o filme explicativo sobre o que é folclore e discutir com os alunos sobre os elementos do nosso cotidiano relacionados ao folclore.
- Ouvir, interpretar e recontar oralmente as histórias da Tia Nastácia.
- Escolher individualmente um personagem do folclore para pintar na atividade “Pintura no Sítio” e salvá-la no arquivo Minhas Imagens.
- Produzir um texto a partir das histórias que leu e ouviu no editor de texto do wordpad.
Finalização:
- Analisar o texto produzido pelos alunos individualmente realizando a correção ortográfica.
- Editar imagens utilizando o programa Paint e colando as figuras selecionadas das histórias da Tia Nastácia no texto do aluno. Pode-se também utilizar as imagens salvas no arquivo “Minhas imagens” produzidas pelos próprios alunos.
Recursos:
Software
“Emília e as aventuras do folclore”
Programa
Paint
Editor
de textos do Wordpad
Competências:
- Identificação de diferenças e semelhanças entre as diferentes histórias;
- Reconhecimento outras versões das histórias ouvidas no CD da“Emília e as aventuras do folclore”;
- Utilização da linguagem digital;
- Utilização dos recursos tecnológicos disponíveis na sala de Inclusão Digital;
- Reconhecimento /utilização de diferentes linguagens para expressar-se;
- Produção de textos escritos, de acordo com nível de desenvolvimento;
- Compreensão da função social dos diferentes tipos de textos;
- Utilização de diálogo para a solução de conflitos.
Avaliação:
Elaborar um texto virtua no editor de textos do programa Wodrpad,
utilizando imagens do software “Emília e as aventuras do
folclore”ou armazenadas no arquivo “Minhas Imagens”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário